Diego: a Tartaruga playboy que salvou a sua espécie

por RTP
Imagem de arquivo Reuters

Diego, uma tartaruga com mais de 100 anos, foi considerado uma das principais razões para a sobrevivência das tartarugas gigantes na ilha Española, depois de ter sido transportado do zoológico de San Diego para as Ilhas Galápagos, no Equador, como parte de um programa de procriação.

Quando a tartaruga foi transportada para a ilha e “iniciou a sua campanha de promiscuidade”, existiam apenas dois machos e 12 fémeas, da sua espécie, na ilha.

O serviço do Parque Nacional de Galápagos acredita que Diego é pai de cerca de 40 por cento da população da sua espécie.

Em comunicado, o Parque Nacional de Galápagos comunicou o fim do programa, afirmando que uma avaliação concluiu que o projeto tinha cumprido o seu objetivo.

O programa de reprodução aumentou o número de tartarugas para duas mil, “o que mostra que elas são capazes de crescer, reproduzir e se desenvolver”, contou à AFP Jorge Carrion, diretor do parque.

Carrion disse que Diego “contribuiu para um grande aumento da percentagem de tartarugas que estamos a devolver à Española. Há um sentimento de felicidade por ter a possibilidade de recolocá-lo no seu habitat natural”.

James P. Gibbs, professor de biologia na Universidade Estadual de Nova Iorque, em Syracuse, e responsável por parte do projeto, declarou ao The New York Times que Diego “tem uma grande personalidade - bastante agressiva, ativa e vocal nos seus hábitos de acasalamento”, o que o tornou mais atrativo.

O projeto contou com um total de 15 tartarugas, mas foi Diego quem mais se destacou.
pub