Diferença de intenção de voto entre Bolsonaro e Haddad cai seis pontos

por Lusa
Reuters

A diferença da intenção de voto entre os candidatos presidenciais Jair Bolsonaro (56%) e Fernando Haddad (44%) caiu seis pontos em uma semana, de acordo com uma pesquisa divulgada na noite de quinta-feira pelo Instituto Datafolha.

No anterior levantamento divulgado pelo mesmo instituto, com dados apurados em 17 e 18 de outubro, a diferença era de 59% dos votos válidos para Bolsonaro e 41% para Haddad.

Na sondagem divulgada na quinta-feira foram entrevistados 9.173 eleitores brasileiros em 341 cidades durate o dia de quinta-feira. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou menos.

Esse resultado considera apenas os votos válidos, excluindo os eleitores que pretendem votar em brancos e os indecisos.

A sondagem confirmou uma tendência refletida na pesquisa do Instituto Ibope lançada na última terça-feira que também reduziu a distância entre os dois candidatos.

Ao incluir todo o universo eleitoral, Bolsonaro passou de 50% para 48% das intenções de voto, enquanto Haddad cresceu de 35% para 38%.

Por outro lado, 8% dos entrevistados disseram que anulariam ou votariam em branco, enquanto 6% declararam que não sabiam responder.

Quanto à taxa de rejeição, 52% disseram que não votariam "de forma alguma" em Haddad, o que representa uma queda de dois pontos percentuais em relação à semana passada, enquanto 44% disseram o mesmo de Bolsonaro, três pontos acima na mesma comparação.

Na primeira volta das presidenciais brasileiras, disputada no dia 7 de outubro, Bolsonaro ganhou com 46% dos votos contra 29% de Haddad.

A segunda volta das eleições brasileira será disputada no próximo dia 28 de outubro.

Tópicos
pub