Digital. RTP envolvida em projeto europeu inédito de partilha de informação em várias línguas

por Alexandre Brito - RTP
DR

A RTP está desde a primeira hora a participar no desenvolvimento de uma iniciativa inédita da União Europeia de Radiodifusão de partilha de informação. O projeto, que conta com o apoio da União Europeia, está a criar no mundo digital uma estrutura de informação fidedigna de notícias. O sistema permite ultrapassar as barreiras linguísticas para oferecer conteúdos noticiosos fiáveis.

Numa altura em que a desinformação nas redes sociais é constante - e preocupante -, as estações públicas europeias juntaram-se para combater este fenónemo com a criação de um projeto multilingue com uma oferta de notícias que fornece uma perspetiva pan-europeia sobre questões de interesse fundamental para os públicos nacionais

Ao abrigo desta nova iniciativa, as emissoras de serviço público vão contribuir com conteúdos noticiosos de alta qualidade para um hub digital.

O sistema já criado permite a tradução automática desses conteúdos em vários idiomas. Depois, os editores vão selecionar as informações que consideram mais relevantes para os seus públicos que serão posteriormente publicadas nos respetivos sites

Após uma fase piloto bem-sucedida, no decurso da qual 14 emissoras partilharam mais de 120 mil artigos durante oito meses, o projeto beneficiou de um subsídio da União Europeia que permite o desenvolvimento pleno das ferramentas técnicas e reforçar a colaboração editorial entre redações.

O lançamento, visível para o público, desta partilha de informação está previsto para julho de 2021.

Numa primeira fase os conteúdos vão estar presentes em Portugal, com a RTP, mas também na Bélgica (RTBF), Finlândia (YLE), França (France Télévisions), Alemanha (BR-ARD), Irlanda (RTÉ), Itália (RAI), Espanha (RTVE) e Suíça (SWI swissinfo.ch), bem como da emissora franco-alemã e europeia, ARTE.

Prevê-se a adesão de outras emissoras à medida que a iniciativa ganha impulso, incrementando assim o número de idiomas da oferta global de conteúdos.

Coletivamente, o serviço público de informação representa a maior redação da Europa, com 5500 milhões de euros despendidos por ano e o recurso a mais de 40 mil jornalistas para propor conteúdos noticiosos exatos, através de plataformas digitais fiáveis.
Em sentido contrário à "desinformação"

A iniciativa da UER utilizará esses amplos recursos de modo a potenciar o seu contributo para uma esfera pública europeia assente em valores comuns e interesses partilhados.

“As notícias e as informações baseadas em factos fidedignos são ainda mais importantes numa época em que a desinformação e o populismo ameaçam as democracias", disse Noel Curran, Diretor-Geral da UER. "É estimulante saber que vamos trabalhar com uma tecnologia de ponta para dar aos nossos públicos o acesso a esta experiência muito rica em conteúdos de alta qualidade, ultrapassando barreiras geográficas e linguísticas. Esta iniciativa irá revolucionar a partilha de notícias na Europa.”

A presidente da UER, Delphine Ernotte Cunci, salientou que "graças a décadas de cooperação frutífera em matéria de partilha de informação, este é o momento perfeito para a UER construir uma nova e arrojada aliança baseada no excecional know-how resultante da nossa associação e na disponibilidade de novas ferramentas digitais empolgantes".

"O contexto atual de convergência de várias crises - sanitária, climática e social – demonstrou a necessidade crescente de informações fiáveis e baseadas em provas", disse ainda Delphine Ernotte Cunci. "Este projeto digital estratégico permitirá abrir uma janela pan-europeia para cada um dos nossos públicos nacionais, com base na nossa experiência comum e permitirá aumentar a responsabilização política e a verificação cruzada da informação transfronteiras".
Tópicos
pub