Diplomata defende sistema político chinês para países lusófonos

O principal representante diplomático da China em Macau defendeu esta quinta-feira que o sistema político chinês pode servir de referência para o desenvolvimento dos países de língua portuguesa.

Lusa /
Os países lusófonos podem colher ensinamentos do sistema político chinês Jerome Favre - EPA

O Comissário do Ministério dos Negócios Estrangeiros da China em Macau disse que a "modernização com características chinesas" não é apenas "o único caminho correto" para o país mas que "também fornece sabedoria para a modernização da humanidade".

Liu Xianfa sublinhou que "o povo chinês superou inúmeros obstáculos e desafios no caminho da modernização com características chinesas".

O sistema político da China "oferece uma forte garantia institucional para a modernização, porque tem muitas vantagens", referiu o diplomata.

"Somos como um jogo de xadrez, todos com os seus esforços" a contribuir para o desenvolvimento chinês, explicou o comissário.

Liu defendeu que a China e os países lusófonos podem "aprender uns com os outros", nomeadamente usando Macau como uma plataforma.

A China criou, em 2003, em Macau, o Fórum para a Cooperação Económica e Comercial entre a China e os Países de Língua Portuguesa, conhecido como Fórum de Macau.

Liu falava durante a cerimónia de abertura de um fórum de grupos de reflexão entre a China e os países de língua portuguesa, que vai decorrer até sábado na Universidade de Macau (UM).

 

Tópicos
PUB