Dissidente cubano Guillermo Fariñas foi detido

por RTP
Milhares de cubanos saíram à rua em várias cidades, em protesto contra o Governo. Alexandre Meneghini - Reuters

Guillermo Fariñas, jornalista, escritor e dissidente cubano foi detido esta segunda-feira, pouco tempo depois de falar com a RTP e Antena 1. A informação foi avançada à RTP por Alicia Hernández, mãe de Fariñas.

Segundo Alicia Hernández, o dissidente cubano foi levado pela polícia quando saiu de casa. As autoridades não avançaram ainda pormenores sobre a detenção.

Esta segunda-feira, milhares de cubanos saíram à rua em várias cidades, em protesto contra o Governo. Ouviram-se palavras de ordem contra a ditadura. Em Havana, confrontos com a polícia acabaram com vários manifestantes feridos e com detenções.

As manifestações anti-Governo são pouco comuns em Cuba. Os protestos que estão a fazer-se sentir são os maiores na ilha nos últimos 60 anos.

Os manifestantes pedem à comunidade internacional alimentos e remédios e exigem ao regime que abra um canal para viabilizar a chegada da ajuda.

A crise económica que atravessa a ilha agravou-se com a pandemia, que nos últimos três dias registou o maior número de contágios e mortes.

O Presidente do país apelou aos cubanos afetos ao Governo para defenderem a revolução com a própria vida.
Tópicos
pub