Dois casos suspeitos de coronavírus em Portugal

por RTP
Reuters

Afinal são dois os casos suspeitos do novo coronavírus, segundo anunciou esta terça-feira o secretário de Estado da Saúde em conferência de imprensa. Os dois suspeitos foram encaminhados para o Hospital Curry Cabral, em Lisboa. As análises vão ser realizadas no Instituto Nacional Ricardo Jorge.

De acordo com a diretora-geral da Saúde, Graça Freitas, os dois casos são diferentes, "têm origens diferentes e histórias diferentes".

O primeiro caso suspeito foi conhecido através de comunicado da Direção-Geral da Saúde e o segundo foi revelado já durante a conferência de imprensa, ao final da tarde.
De acordo com Graça Freitas, os dois casos foram "validados há muito pouco tempo". Ambos estão internados no Hospital Curry Cabral, em Lisboa, ainda que apresentem uma situação clínica diferente.

O primeiro caso trata-se de um cidadão português, um homem de 44 anos que reside na grande Lisboa, tendo sido detetado através da linha de apoio médico.

Este primeiro caso apresentou os dois critérios necessários para ser validado: tem sintomas compatíveis com a doença e nos últimos dias passou por regiões do mundo onde há casos de coronavírus.

Já o segundo caso é de um homem de 40 anos, que esteve em contacto com pessoas que contraíram o coronavírus fora de Portugal.

Em concreto, este segundo caso suspeito é um homem que esteve com o grupo de cidadãos alemães que adoeceu após uma formação no estrangeiro com um doente infetado da China. Este caso já estava sob vigilância das autoridades de saúde.

No total, desde o atual surto de coronavírus, surgiram em Portugal quatro casos suspeitos. Os dois primeiros, registados em Lisboa e em Felgueiras, tiveram resultados negativos após a realização de exames médicos.
pub