Mundo
Dois Minutos e Alguns Segundos
Um capacete que literalmente pode salvar a vida de quem o usa dando o alarme em caso de acidente.
Em Dois Minutos e Alguns Segundos, a rubrica das terças feiras no Jornal 2, João Costa tem ainda tempo para nos mostrar a magia operada por uns candeeiros muito especiais, e uma nova ferramenta grátis para digitalizar velhas fotos em papel com um smartphone sem que os brilhos estraguem a versão digital que arquivamos.
Com recurso à tecnologia de reconhecimento de imagem, esta aplicação móvel permite digitalizar fotografias impressas sem reflexos ou brilhos.
A invenção da fotografia surgiu a partir das experiências feitas por alquimistas por volta de 350 a.C. Ao longo dos anos, tornou-se uma das mais úteis ferramentas para a preservação da memória. Um modo revolucionário para registar no papel e manter vivos alguns momentos marcantes da vida.
Com o avanço da tecnologia, os métodos digitais substituíram o processo analógico. Existem inúmeras aplicações nas lojas electrónicas (CamScanner, Scanbot ou Genius Scan) para digitalizar documentos ou fotografias a partir do smartphone. É uma técnica relativamente sensível, porque requer uma boa iluminação para evitar sombras e reflexos indesejados.
Existe agora uma solução mais facilitada. A Google lançou a PhotoScan, uma aplicação móvel, disponível para Android e iOS, que permite capturar uma fotografia a partir de diferentes ângulos, com a ajuda de guias de referência para movimentar o smartphone, e combinar o processo de mapeamento para remover as imperfeições causadas pela iluminação ambiente. O resultado final é surpreendente.
Não custa dinheiro e está disponível em www.google.com/photos/scan.
Candeeiros que se transformam quando acesos
A designer Chen Bikovski de Tel-Aviv cria candeeiros minimalistas e escondem um segredo, transformam-se em animais quando acesos. Inspirada pelos livros infantis do estilo pop-up, decidiu explorar a relação entre luz e espaço.
Trata-se de uma luz multi-dimensional para trazer magia a qualquer ambiente.
A coleção é constituída por dois modelos - uma cabeça de veado e um pavão. São construídos em cartão ou alumínio e em várias tonalidades de cor. Utilizam lâmpadas LED.
Disponíveis a partir de 59 dólares em www.popuplighting.com.
Sensor de capacete salva-vidas
Trata-se de um pequeno dispositivo para ajudar a resgatar ciclistas acidentados. Criado para ser instalado em qualquer tipo de capacete.
O sensor ICEdot de impacto, em caso de queda, envia alerta para as pessoas que identificámos, previamente definidas, na agenda de contactos. Garantindo um socorro mais rápido.
Este alerta é enviado juntamente com a sua localização. Em caso de falso alarme, aquando do impacto, inicia uma contagem regressiva, definida pelo ciclista, se se tratar de falso alarme, poderá cancelar o envio da mensagem.
É recarregável através de cabo USB e a bateria tem uma duração de até 20 horas de uso contínuo.
Disponível por 98 dólares em www.icedot.org.