Dois mortos e 20 feridos em sismo na Indonésia

Duas pessoas morreram e 20 ficaram feridas quando um terramoto de 6,2 graus de magnitude atingiu esta sexta-feira a ilha indonésia de Sumatra, uma das mais populosas do arquipélago, segundo o último balanço das autoridades.

Lusa /
Um terramoto ao largo da costa indonésia, na ilha de Sumatra, danificou edifícios e feriu várias pessoas Antara Foto/Altas Maulana via Reuters

A Agência Nacional de Gestão de Catástrofes informou que, segundo dados preliminares, duas pessoas morreram na costa ocidental de Sumatra.

O Serviço Geológico dos Estados Unidos disse que o terramoto, com uma magnitude de 6,2 na escala de Richter, localizou-se a cerca de 66 quilómetros a norte-noroeste de Bukittinggi, uma cidade montanhosa na província de Sumatra Ocidental, a cerca de 12 quilómetros de profundidade.

Para já não exite perigo de um "tsunami", mas há alertas para possíveis réplicas.

A vizinha Malásia e Singapura também sentiram o sismo.

O líder distrital de West Pasaman, na Indonésia, informou que o abalo causou danos menores a moderados em dezenas de casas e edifícios e provocou duas mortes e feriu vinte pessoas.

As autoridades ainda estão a recolher informações sobre a dimensão total dos danos nas áreas afetadas.

Em janeiro de 2021, um sismo de magnitude 6,2 matou 105 pessoas e feriu 6.500 na província de Celebes.

A Indonésia situa-se numa série de falhas sísmicas e é propensa a sismos e erupções vulcânicas. Um terramoto e tsunami no Oceano Índico em 2004 matou quase 230.000 pessoas em uma dúzia de países, a maioria delas na Indonésia.
PUB