Dois mortos em ataque à porta de sinagoga em Manchester

Duas pessoas foram mortas e três pessoas ficaram feridas com gravidade depois de um carro ter embatido contra peões perto de uma sinagoga em Manchester, no noroeste de Inglaterra. Os agentes dispararam sobre o suspeito.

Cristina Sambado - RTP /
Phil Noble - Reuters

Segundo a Polícia da Grande Manchester (GMP), os agentes foram chamados ao incidente na Sinagoga da Congregação Hebraica de Heaton Park, em Crumpsall, no norte de Manchester, depois de uma testemunha ter dito ter visto um carro a embater contra pessoas do público e que um homem tinha sido esfaqueado. O ataque ocorreu no dia do Yom Kippur, o mais sagrado no judaísmo.

Os polícias armados responderam e um homem, que se acredita ser o autor do ataque, foi baleado, acrescentou a GMP.


Um fotógrafo da Reuters confirmou que havia uma forte presença policial na zona. As equipas de ambulâncias foram vistas a usar coletes à prova de bala e capacetes e pelo menos uma pessoa foi levada para o interior de uma ambulância.

"Os paramédicos chegaram ao local... e estão a assistir pessoas, atualmente quatro pessoas com ferimentos causados pelo veículo e por facadas", disse a GMP em comunicado no X.


O Serviço de Ambulâncias do Noroeste informou ter enviado reforços para a zona.


"Estamos a avaliar a situação e a trabalhar com outros membros dos serviços de emergência", informou o serviço de ambulâncias.

O primeiro-ministro britânico, Keir Starmer, afirmou estar consternado com o ataque a uma sinagoga, acrescentando que o facto de ter ocorrido no dia sagrado do Yom Kippur o torna "ainda mais horrível".

Keir Starmer estava na Dinamarca, a participar numa cimeira com líderes europeus e já anunciou o regresso antecipado ao Reino Unido.
Vai presidir mais logo a uma reunião do gabinete de emergência.

Andy Burnham, presidente da Câmara de Manchester, disse que se tratou de um incidente grave.

"Diria às pessoas que estão a ouvir, primeiro para evitarem a área - é um incidente grave, mas, ao mesmo tempo, posso tranquilizá-las imediatamente de que o perigo imediato parece ter passado, e a Polícia da Grande Manchester lidou com isso muito rapidamente", afirmou à rádio BBC.
Tópicos
PUB