Donald Trump admite que Joe Biden ganhou as eleições

por Inês Moreira Santos - RTP
EPA

Donald Trump acabou de admitir pela primeira vez que Joe Biden venceu as eleições. O ainda presidente mantém, no entanto, a tese de que houve fraude eleitoral.

Foi através do Twitter que Donald Trump admitiu este domingo que perdeu as eleições para o adversário democrata, Joe Biden, embora continue a alegar que foi por fraude eleitoral.

O ainda Presidente dos Estados Unidos escreveu: "Ele venceu porque as eleições foram manipuladas".


Donald Trump prossegue as acusações, argumentando que não foram permitidos observadores e que, na alegada fraude, está envolvida uma empresa privada de esquerda radical.

"Nenhum observador de voto foi permitido, voto manipulado por uma empresa privada da esquerda radical, Dominion, com uma má reputação e equipamento defeituoso que nem sequer se qualificou [para operar] no Texas (onde ganhei por muito!)", escreveu ainda.

O republicano aproveitou a publicação para acusar, mais uma vez, os órgãos de comunicação social de serem falsos e silenciosos. Trump acusa os media norte-americanos, de assumirem que Biden ganhou através das fake media e à imprensa que "calou" o que considera ser atropelos à legalidade no ato eleitoral.

Num segundo tweet, ainda durante a manhã deste domingo, Trump volta a afirmar que "a eleição foi viciada", referindo-se aos votos por correspondência como fraude também.

O Presidente cessante afirmou, nesta segunda publicação, que "as falhas mecânicas" que se verificaram na noite eleitoral "na verdade eram eles a ser apanhados a tentar roubar votos". "No entanto, conseguiram bastante, sem serem apanhados".

"As eleições com votos por correio são uma anedota doentia"
, concluiu.

Ambas as publicações de Trump no Twitter foram divulgadas pela rede social com a indicação de que "o seu conteúdo sobre fraude eleitoral é contestável".

Os resultados das eleições em todos os Estados já foram anunciados pelos principais canais de televisão norte-americanos, sendo que Joe Biden conquistou 306 eleitores, contra 232 para o Presidente cessante, um resultado inverso ao da vitória alcançada por Trump contra Hillary Clinton em 2016, sendo que na altura a classificou de "maremoto".

A recontagem dos votos irá fazer-se na Geórgia, onde a diferença é muito pequena entre os dois candidatos, mas o resultado não mudará a situação, ou seja, aconteça o que acontecer neste estado, Joe Biden tem os 270 eleitores necessários para entrar na Casa Branca.

As diversas agências federais têm mostrado que Donald Trump não venceu as eleições, ao contrário do que o presidente cessante tem reclamado até este domingo e alegam que as eleições de 3 de novembro foram "a mais seguras da História dos Estados Unidos".
pub