Donald Trump substitui secretário de Estado por diretor da CIA

| Mundo

|

O Presidente dos Estados Unidos anunciou esta terça-feira que substituiu o secretário de Estado Rex Tillerson por Mike Pompeo. Pompeo era até agora diretor da CIA. A chefia da CIA será agora assumida por Gina Haspel, a primeira mulher no cargo.

O Presidente dos Estados Unidos anunciou esta terça-feira que substituiu o secretário de Estado Rex Tillerson por Mike Pompeo. Pompeo era até agora diretor da CIA.

Na rede social Twitter, Donald Trump revelou que “Mike Pompeo, diretor da CIA, será o nosso novo secretário de Estado”. “Ele fará um excelente trabalho”, garante o líder norte-americano.

Também na rede social, o Presidente dos Estados Unidos acrescentou que Gina Haspel será a nova diretora da CIA. “Parabéns a todos”, termina Donald Trump.


No comunicado em que confirma a sua decisão, Donald Trump agradece o trabalho de Rex Tillerson. "Por último, quero agradecer a Rex Tillerson pelo seu serviço. Muito foi conseguido nos últimos 14 meses, desejo-lhe o melhor para ele e para a sua família".

Rex Tillerson era até agora o chefe da diplomacia norte-americana. Desde outubro que a sua saída se tinha tornado uma possibilidade. Trump e Tillerson estiveram em desacordo nos últimos meses numa série de temas importantes, como o acordo nuclear com o Irão e a crise dos mísseis da Coreia do Norte.

A saída de Tillerson acontece poucos dias depois de ter sido anunciado que o Presidente dos Estados Unidos irá reunir-se com o líder norte-coreano Kim Jong Un. O primeiro encontro na história entre os líderes destes dois países deverá acontecer em maio, num lugar ainda a determinar.

Um alto responsável norte-americano explicou à France Presse que Donald Trump pretende ter uma nova equipa para avançar com as negociações com a Pyongyang.

Em declarações aos jornalistas depois de ter anunciado a saída de Rex Tillerson, Donald Trump admitiu que os dois discordavam em alguns temas, nomeadamente no que diz respeito ao acordo nuclear com o Irão.

"Quando se observa o acordo sobre o programa nuclear iraniano, penso que é horrível, Tillerson pensa que está bem. Nós entendíamo-nos bem, mas tivemos desacordos", explicou Trump, nos jardins da Casa Branca.

Donald Trump assegurou ainda que a sua forma de pensar "é similar" à de Mike Pompeo, ex-diretor da CIA, designado hoje o novo secretário de Estado, em substituição de Tex Tillerson.

"Com Mike Pompeo, temos uma forma de pensar similar. Tem uma energia tremenda, um tremendo intelecto, estamos sempre na mesma onda. A nossa relação é realmente boa", afirmou.

O Presidente dos Estados Unidos confirmou também que não falou com Tillerson antes de aceitar o encontro proposto pelo líder da Coreia do Norte.
Da CIA para a diplomacia
Aos 54 anos, Mike Pompeo irá agora assumir a chefia da diplomacia dos Estados Unidos. Pompeo é membro do Partido Republicano, tendo sido eleito para a Câmara dos Representantes pelo Estado do Kansas.

O até agora diretor da CIA reunia-se frequentemente com Donald Trump e é considerado um dos seus principais conselheiros para os assuntos relacionados com a Coreia do Norte.

Pompeo desvalorizou a interferência russa nas eleições que conduziram Donald Trump até à Casa Branca e defendeu que os Estados Unidos deveriam rasgar o acordo nuclear com o Irão.

A informação mais vista

+ Em Foco

Uma semana após a extinção do incêndio de Monchique, a televisão pública esteve no barlavento algarvio com uma emissão especial sobre o cíclico flagelo dos incêndios e as alterações climáticas.

    Fãs de Aretha Franklin homenagearam a icónica cantora norte-americana em várias cidades dos Estados Unidos. A rainha da Soul morreu na manhã de quinta-feira na sua casa em Detroit.

      Uma parte central da Ponte Morandi, em Génova, Itália, desabou na manhã de terça-feira durante uma tempestade. Morreram dezenas de pessoas.

        Há uma nova rota turística pela cidade de Lisboa, baseada em memórias de lisboetas mais antigos. São beneficiários da Associação Mais Proximidade Melhor Vida.