Em direto
Portugal comemora 50 anos da Revolução dos Cravos. Acompanhe ao minuto

Drones iranianos usados em novos ataques russos perto de Kiev

por Inês Moreira Santos - RTP
Oleg Petrasyuk - EPA

A cidade Khmelnysky, a poucos mais de 300 quilómetros de Kiev, foi alvo de um bombardeamento na madrugada desta segunda-feira. De acordo com as autoridades, uma pessoa foi morta e quatro ficaram feridas. As forças ucranianas afirmam que, nas últimas horas, abateram 11 dos 14 drones de fabrico iraniano usados em ataques russos perto da capital da Ucrânia.

O Ministério da Defesa da Ucrânia informou que, na madrugada de domingo para segunda-feira, as forças russas atacaram a cidade ucraniana de Khmelnytsky, tendo vitimado um socorrista do Serviço de Emergência do país e ferido quatro outras pessoas.

O governador da cidade, Oleksandr Symchyshyn denunciou, no Telegram, o “ataque terrorista massivo à comunidade de Khmelnytsky”.

“Desta vez, o inimigo usou um UAV. Até agora, há um morto e quatro feridos. Vários prédios foram danificados. Os incêndios estão extintos”, escreveu Symchyshyn, acrescentando que o socorrista “morreu a cumprir o seu dever”.

Numa mensagem divulgada nas redes sociais, as autoridades ucranianas afirmaram que intercetaram 11 dos 14 drones Shahed, de fabrico ucraniano, lançados pelas forças russas esta segunda-feira. De acordo com a mesma informação, a maioria foi abatida perto de Kiev.


Em comunicado, a administração militar local especificou que o “ataque de drone foi realizado em duas ondas, prolongadas o máximo possível”.

“Por essa razão, o alarme noturno de ataque aéreo em Kiev durou longas cinco horas e meia”,
acrescentou.

Segundo Serhii Popko, chefe da administração militar de Kiev, não houve vitimas nem infraestruturas danificadas na capital.
Tópicos
pub