Durão Barroso destaca trabalho «inspirador» de Al Gore e Painel sobre Mudanças Climáticas
O presidente da Comissão Europeia felicitou hoje o antigo vice-presidente norte-americano Al Gore e o Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas da ONU pela atribuição do Nobel da Paz, destacando o trabalho consciencializador e inspirador.
"Os seus contributos para a prevenção das alterações climáticas ajudaram a uma maior consciencialização em todo o Mundo. O seu trabalho constituiu uma inspiração para os políticos e cidadãos", assinalou José Manuel Durão Barroso, numa declaração divulgada em Bruxelas.
Sublinhando os compromissos "ambiciosos" assumidos pela União Europeia no campo do combate às alterações climáticas, o presidente da Comissão Europeia apelou a todos os parceiros da UE a "encararem este Prémio Nobel da Paz como um encorajamento para abordar este desafio de uma forma ainda mais imediata e decisiva".