Durão Barroso espera que Varsóvia reproduza em Lisboa vontade do povo polaco

O presidente da Comissão Europeia afirmou hoje, em Lisboa, que a Polónia é actualmente um dos países que mais apoia a integração europeia e espera que Varsóvia reproduza na capital portuguesa a vontade do povo.

© 2007 LUSA - Agência de Notícias de Portugal, S.A. /

«A Polónia de hoje é um dos países mais a favor da integração Europeia», sublinhou José Manuel Durão Barroso, à saída da conferência dos Presidentes das Comissões de Negócios Estrangeiros, que decorre hoje e terça-feira na Assembleia da República, em Lisboa.

Durão Barroso, que esteve recentemente na Polónia, transmitiu às autoridades polacas a mensagem que tem transmitido em todo o lado na Europa e que se baseia na necessidade de ser assinado o novo Tratado em Lisboa, que vai definir as relações de trabalho no âmbito da União Europeia para o futuro.

«É isso que pensam os polacos, e eu espero que o governo da Polónia traduza aqui em Lisboa aquilo que é a vontade profunda da Polónia, que é um dos países que mais vai beneficiar com a integração europeia», frisou.

Quanto aos esforços desenvolvidos para a assinatura do Tratado e os problemas que a Polónia pode causar, Durão Barroso afirmou que «os problemas são politicamente inflacionados, empolados mas que não têm verdadeira sustentação na opinião pública polaca».

«Estou confiante de que se vai chegar a um acordo. Tenho estado também a trabalhar nesse sentido. Quero felicitar a presidência portuguesa por todos os esforços desenvolvidos e eu estou confiante de que vai ser possível chegar a um acordo», disse.

«Acho que não seria do interesse de nenhum Estado membro - e também não seria, com certeza do interesse da Polónia - que houvesse um novo adiamento ou um novo impasse» (na aprovação do Tratado), sublinhou.

«A realidade é que o povo polaco neste momento, de acordo com as sondagens, e os inquéritos de opinião é um dos que mais apoia a União Europeia», afirmou.

PUB