Durão Barroso reafirma empenho da UE no apoio a Moçambique

O presidente da Comissão Europeia, José Manuel Durão Barroso, reafirmou hoje o empenho da União Europeia no apoio a Moçambique e ao continente africano, apesar da crise interna que a organização atravessa.

Agência LUSA /

"De modo nenhum as dificuldades que a UE está a atravessar neste momento poderão afectar os apoios a África", disse Durão Barroso, durante uma visita que hoje efectuou à província da Zambézia, centro de Moçambique.

"A nossa presença é um sinal da maior atenção a Moçambique e a África" por parte da União Europeia, prosseguiu Durão Barroso, que considerou a crise interna da organização como "dificuldades transitórias".

O ex-primeiro-ministro português esteve hoje na Zambézia para assistir à implementação de diversos projectos financiados pela UE, o maior parceiro contributivo de Moçambique.

Durão Barroso anunciou que a UE irá financiar a reabilitação da estrada Mocuba-Milange, num apoio de cerca de 30 milhões de euros, considerando-a vital para ligar a região montanhosa da Zambézia ao vizinho Malawi e aos portos moçambicanos de Quelimane, Beira e Nacala.

"Ainda no âmbito das infraestruturas, estão em fase de preparação dois projectos importantes, nomeadamente a reabilitação de estradas rurais e a construção de cerca de 50 pontes nesta província.

Estas infraestruturas rurais serão complementares das acções da nossa cooperação na agricultura e desenvolvimento rural", acrescentou o presidente da Comissão Europeia.

Durão Barroso regressa hoje a Maputo para conversações com o presidente moçambicano, Armando Guebuza, partindo na segunda-feira para a República Democrática do Congo (RDC), última etapa de uma viagem ao continente, iniciada na sexta-feira na África do Sul.

Na RDC, Barroso irá exprimir o apoio da UE ao processo eleitoral em curso, de que a organização europeia é o maior financiador.

PUB