Duzentos barris. Especialistas temem contaminação após derrame de óleo na costa sul do Reino Unido

por Carla Quirino - RTP
Dorset Wildlife Trust - Twitter

As autoridades marítimas britânicas estimam que cerca de 200 barris de fluido proveniente do oleoduto de Wytch Farm, gerido pela empresa Perenco, foram derramados no porto de Poole, na região de Dorset. O incidente ocorreu no domingo e as operações de limpeza já começaram.

Em comunicado citado pela BBC, os comissários que regulam as atividades marítima no Porto de Poole consideraram o derrame como um “grave e inaceitável incidente” ambiental para a zona costeira, apesar de a Perenco ter alegado não existir "qualquer risco" de novas fugas de óleo e que a mancha de superfície "já se estava a dispersar".

Os comissários estimam que um volume correspondente "a 200 barris de fluido com 160 litros cada foi libertado na coluna de água no Porto de Poole, sob a baía de Owers”.

A unidade britânica da petrolífera anglo-francesa Perenco, responsável pela fuga, garante que o fluido que vazou do oleoduto “cosntitui uma pequena quantidade e é composto 85% de água e 15% de óleo”.

A empresa disse ainda que o oleoduto foi fechado e que se colocaram barreiras em ambos os lados para conter a fuga e deu garantias de que irá decorrer uma investigação relativamente ao desastre. “Qualquer derrame é um assunto extremamente sério e vai ser feita uma investigação detalhada para determinar o que aconteceu em Poole Harbour”, declarou em comunicado Franck Dy, gerente da Wytch Farm da Perenco UK.

A fuga aconteceu nas instalações da Wytch Farm em Purbecks, um dos maiores campos de petróleo em terra no continente europeu. A instalação, adquirida pela Perenco em 2011, era anteriormente operada pela BP e produz cerca de 14.000 barris por dia.

Jim Stewart, comissário do Porto de Poole, informou que "o porto ativou o plano de resposta a derrames de óleo e está já a trabalhar com várias organizações (...) Aconselhamos o público a não nadar em Poole Harbour ou arredores até novo aviso”, alertou.

Chris Miller - Twitter

Grupos de ambientalistas falam num "impacto devastador" em Poole, o maior porto natural da Europa e um local de conservação da natureza.

Alice Harrison, líder da campanha contra os combustíveis fósseis de Global Witness, argumenta que, "embora a extensão dos danos ainda seja desconhecida, não há dúvida de que um grande derrame como este terá um impacto devastador na população local e no meio ambiente de Dorset".

Brian Bleese, chefe executivo do Dorset Wildlife Trust, sublinhou estes receios: “É uma grande preocupação para nós porque é uma área muito especial para a vida selvagem”.

Bleese explicou que um punhado de aves marinhas terá sido contaminado com o óleo proveniente do derrame, um dado apoiado por relatórios passados ao seu grupo de trabalho.

Os animais na área incluem o robalo e áreas de reprodução para as duas únicas espécies de cavalos-marinhos no Reino Unido – o cavalo-marinho de focinho curto e o de focinho longo.
Tópicos
pub