"É necessário que a Europa se una", apela Guterres

por RTP

Foto: Denis Balibouse - Reuters

Em entrevista à RTP, o alto comissário da ONU para os Refugiados apelou a uma "resposta solidária" da Europa, sublinhando que, se "existisse uma verdadeira política solidária para enfrentar o problema" dos migrantes, a crise seria "facilmente gerível".

O alto comissário lamenta que não haja condições de receção nem uma estratégia comum que permita criar condições aptas.

Para António Guterres isto inclui assistência, mas igualmente o registo das pessoas e a distinção entre quem é realmente refugiado - que deveria depois ter direito a liberdade de circulação dentro da União Europeia - e os que devem ser reenviados, de forma digna, para os seus países.

"Não há maneira de resolver a crise se cada país agir por si", afirmou Guterres, referindo que apoia as propostas que a Comissão Europeia tem em cima da mesa e que têm sido rejeitadas por diversos países.
"Determinação política"

O alto comissário das Nações Unidas lembra que resposta unida "exige um investimento, uma mobilização de recursos e uma determinação política que não existe", pelo que as propostas da Comissão têm de ir mais "além" ou "correm o risco de falhar".

A entrevista de Fátima Campos Ferreira a António Guterres teve lugar na antecâmara da reunião dos líderes europeus sobre a crise dos migrantes, marcada para a próxima quarta-feira em Bruxelas.
pub