Última Hora
Incêndio em bar na Suíça. Autoridades confirmam portuguesa ferida e outra desaparecida

Egito destaca ex-Presidente sul-africano como "fonte de inspiração para os povos"

Cairo, 06 dez (Lusa) - A Presidência egípcia disse hoje em comunicado que Nelson Mandela será sempre recordado "como uma fonte de inspiração para os povos e um modelo de sacrifício".

Lusa /

"Mandela permanecerá nos corações e no pensamento dos egípcios como um dos símbolos mais proeminentes da luta nacional no mundo contemporâneo", acrescentou a Presidência egípcia na nota.

O texto destacou também a luta do antigo Presidente sul-africano contra a discriminação racial e pela democracia, paz, reconciliação e dignidade nacional.

Além disso, recordou que o Egito cortou as suas relações diplomáticas com o regime do "apartheid" da África do Sul e que acolheu uma das primeiras delegações no estrangeiro do Congresso Nacional Africano (CNA), presidido por Mandela.

O país árabe expressa as suas sinceras condolências ao Governo da África do Sul e ao povo sul-africano, conclui o comunicado.

A morte de Nelson Mandela, na quinta-feira, aos 95 anos, foi anunciada pelo Presidente da República da África do Sul, numa comunicação televisiva.

Líder da luta contra o "apartheid", Nelson Mandela foi o primeiro Presidente negro da África do Sul, entre 1994 e 1999.

 

 

PUB