Eleitores das Malvinas escolhem soberânia britânica

Porto Stanley, 12 mar (Lusa) -- Um total de 98,8 % dos habitantes das ilhas Falkland, para os britânicos, ou Malvinas para os argentinos, quer manter a soberania britânica das ilhas, indicam os resultados da consulta popular realizada segunda-feira.

Lusa /

Com uma participação de 92 % entre as 1.700 pessoas com direito a voto, a manutenção da soberania britânica foi quase unânime.

Os habitantes das ilhas tinham apenas de escolher entre um "sim" ou um "não" à pergunta se desejam que as ilhas continuem como território ultramarino dependente do Reino Unido.

O referendo foi organizado pelas autoridades das ilhas, em resposta à reclamação argentina da soberania das Malvinas e à sua continuada exigência a Londres para que comece as negociações sobre o estatuto do arquipélago.

A Argentina, que reclama as ilhas desde 1833, recusa-se a incluir os habitantes das ilhas como uma terceira parte da disputa e pretende negociar apenas com o Reino Unido.

A disputa pelas ilhas já causou uma guerra entre os dois países, em 1982, que se saldou com a morte de quase um milhar de soldados, na sua maioria argentinos.

 

PUB