Elon Musk confirma que Kanye West foi suspenso do Twitter

por Inês Moreira Santos - RTP
Randall Hill - Reuters

Kanye West foi novamente suspenso do Twitter. Foi o próprio Elon Musk, atual proprietário da rede social, a confirmar que o rapper norte-americano, que agora se dá pelo nome Ye, tem a conta suspensa por "incitar à violência" depois de publicar uma imagem de um símbolo nazi e de afirmar publicamente que gosta de Hitler.

"Apenas para esclarecer que a conta [de West] foi suspensa por incitação à violência", indicou Elon Musk, em resposta a um utilizador na imagem divulgada pelo rapper, cada vez mais isolado depois de recentes declarações antissemitas e da admiração expressa por Hitler.


Noutra publicação, o magnata acrescentou que tentou o seu melhor, mas, "apesar disso, ele violou novamente a regra contra a incitação à violência".

"A conta será suspensa"
, concluiu.

Antes, Kanye West recorreu à Truth Social, a rede social de Donald Trump, para explicar que a sua conta do Twitter estava temporariamente suspensa por 12 horas. O rapper já tinha tido a sua conta suspensa umas semanas antes. Mas esta quinta-feira voltou a "violar as diretrizes" da rede social de Musk.
Horas antes da polémica online, Ye afirmou ao extremista Alex Jones que gosta de Hitler e fez alguns comentários antissemitas.

"Eu gosto de Hitler"
, disse o artista numa longa entrevista da qual também participou o supremacista branco Nick Fuentes e transmitida pelo portal infowars.com.

"Amo os judeus, mas também amo os nazis. Não gosto de ver a palavra maldade ao lado de nazis", insistiu, acrescentando que via "coisas boas sobre Hitler também".

"Amo toda a gente. Cada ser humano tem algo valioso (...), especialmente Hitler", continuou.


O rapper norte-americano, que planeia candidatar-se à Presidência dos Estados Unidos em 2024, surge no vídeo com o rosto coberto por uma máscara preta, um casaco de couro e luvas pretas.

Depois, tweetou uma cruz suástica combinada com a estrela de David, e escreveu “Ye [ele próprio] ama toda a gente" - publicação que lhe valeu nova suspensão na rede social. Mas antes de ser suspenso, Kanye West publicou ainda uma fotografia de Elon Musk em tronco nu num iate, o que o magnata garante que não influenciou a decisão de banir o artista.


Esta não é a primeira vez que a conta do Twitter de Kanye West é suspensa. Já em outubro, o ex-marido de Kim Kardashian ficou sem acesso à sua conta de Twitter e de Instagram depois de partilhar um tweet considerado antissemita, onde ameaçava “os judeus”. Também há pouco mais de um mês, a marca Balenciaga e a empresa alemã de artigos desportivos Adidas terminaram a colaboração com o rapper na sequência dos seus comentários antissemitas.

Recorde-se que na terça-feira da semana passada, Donald Trump realizou um jantar privado na sua mansão em Mar-a-Lago, na Florida, que contou com a presença do conhecido antissemita Nick Fuentes e de West.
Tópicos
pub