Em Cabo Verde navio carregado combustíveis está a arder
Um navio de transporte de combustíveis está em chamas desde a madrugada de hoje entre as ilhas cabo-verdianas de São Vicente e São Nicolau, tendo a tripulação sido resgatada por um barco de pesca, informaram as autoridades.
A embarcação, de nome "Dilza", que pertence à empresa cabo- verdiana, Transmar, incendiou-se na zona do ilhéu Raso, uma área de grande sensibilidade ecológica, onde nidificam algumas espécies de aves únicas no mundo.
Nesta zona do arquipélago cabo-verdiano situa-se ainda a ilha de Santa Luzia, a única desabitada de Cabo Verde e parte integrante de uma reserva ecológica considerada por organizações internacionais, como a Fundação para a Vida Selvagem (WWF), como das mais sensíveis do Atlântico devido à sua biodiversidade única.
Segundo um relato feito à Agência Lusa por fonte da capitania de São Vicente, as chamas tiveram início cerca das 06:00 de hoje e, a meio da manhã, eram visíveis de alguns pontos da ilha de São Nicolau.
Continuam a desconhecer-se as causas do incêndio.
O "Dilza" encontrava-se, no momento em que deflagrou o incêndio, carregado de combustíveis, nomeadamente gasóleo, gasolina e gás, que tinham como destino várias ilhas do arquipélago.
A população, entre 10 a 12 pessoas, foi socorrida por um barco de pesca, que se encontrava nas imediações.
De acordo com a informação disponível, o navio estará perdido devido à violência do incêndio.
A capitania do porto de São Vicente adiantou à Lusa que ocorreram várias explosões a bordo do "Nilza".
O ministério do Ambiente está a acompanhar a situação, mas desconhece-se ainda a dimensão e o potencial de impacte ambiental do acidente.