Embaixada de Portugal promete "continuar ao lado" do Brasil nos 199 anos da independência

A Embaixada de Portugal em Brasília celebrou na terça-feira os 199 anos da Independência do Brasil e prometeu "continuar sempre ao lado" do país sul-americano até "aos 200 anos e muito mais além".

Lusa /

"Parabéns, Brasil! Passam hoje exatos 199 anos desde que D. Pedro te proclamou independente junto às margens plácidas do Ipiranga. Nasceste grande e com uma alma maior ainda. Uma alegria única, uma maneira de ser tão cativante, uma cultura plural que nasce da tua maior riqueza: a diversidade", destacou a representação diplomática numa mensagem divulgada na rede social Facebook.

"Desde então, nós, portugueses, acompanhámos cada passo do teu caminho. Continuaremos sempre a teu lado. Até aos 200 anos e muito mais além", acrescentou.

As celebrações dos 199 anos da Independência do Brasil foram marcadas por grandes protestos em todo o país, na maioria mobilizados por apoiantes do Presidente brasileiro, Jair Bolsonaro, que saíram às ruas para lançar ataques aos juízes do Supremo Tribunal Federal (STF), ao Congresso, pedir liberdade de expressão e religiosa, assim como uma intervenção militar no país.

Bolsonaro marcou presença nos protestos convocados para as cidades de Brasília e São Paulo, e causou polémica ao ameaçar juízes do STF e ao afirmar que a manifestação popular representa um ultimato aos três poderes.

O chefe de Estado brasileiro desafiou ainda a justiça brasileira ao declarar que "não mais cumprirá" decisões do juiz do STF Alexandre de Moraes e ao acrescentar que "nunca será preso".

"Não mais aceitaremos que o Supremo ou qualquer autoridade, usando a força do poder, passe por cima da nossa Constituição (...) Nós também não podemos continuar aceitando que uma pessoa específica na região dos `três poderes` continue barbarizando a nossa população", disse Bolsonaro, em Brasília, numa alusão a Alexandre de Moraes, juiz que tem determinado investigações contra aliados do Presidente brasileiro.

"Nesse momento, eu quero mais uma vez agradecer a todos vocês. Agradecer a Deus pela minha vida e pela missão, e dizer àqueles que querem me tornar inelegível em Brasília que só Deus me tira de lá. Só saio preso, morto ou com a vitória, mas quero dizer aos canalhas que nunca serei preso", afirmou Bolsonaro, já em São Paulo, perante milhares de apoiantes concentrados na Avenida Paulista.

Tópicos
PUB