Emissão especial nas televisões com concerto pelas vítimas do Katrina
Seis cadeias de televisão hertziana e três dezenas de cadeias por cabo emitem hoje em directo um concerto a favor das vítimas do furacão Katrina, que conta com a presença dos U2 e Neil Young, anunciou a organização.
O "Refúgio contra a tempestade: um concerto para a Costa do Golfo", arranca a partir das 20:00 locais (01:00 de sábado em Lisboa).
Além do grupo irlandês U2 e Neil Young, participam também Mariah Carey, Sherly Crow, Dixie Chicks, Foo Fighters, Alicia Keys, Randy Newman, Paul Simon ou ainda Rod Stewart, além dos actores Jennifer Aniston, Cameron Diaz e Jack Nicholson, entre outros.
O concerto, emitido em directo de Nova Iorque e de Los Angeles, é coordenado por Joel Gallen, que também tinha dirigido o concerto organizado em Nova Iorque depois dos atentados do 11 de Setembro.
Organizado segundo o modelo "teleton", permitirá aos espectadores telefonar durante todo o concerto para fazer donativos à Cruz Vermelha e ao Exército de Salvação a favor dos sinistrados.
O "Teleton" foi criado há 37 anos nos Estados Unidos pelo actor Jerry Lewis. É uma espécie de concerto de beneficência transmitido na TV, uma "maratona televisiva" durante o qual são divulgados os números de telefone para onde os espectadores que queiram fazer donativos devem ligar.
Durante um evento semelhante a semana passada, o cantor de rap Kanye West, que estará também presente, criticara vivamente o presidente norte-americano George W. Bush pela sua gestão da catástrofe.
O organizador prometeu durante uma conferência de imprensa que nenhuma declaração será censurada.
"As únicas precauções que tomaremos dirão respeito à linguagem", esclareceu, antes de declarar que a emissão irá para o ar com 30 segundos de atraso.