Em direto
Portugal comemora 50 anos da Revolução dos Cravos. Acompanhe ao minuto

Emissões. Diretor executivo da Audi detido no processo da Volkswagen

por RTP
Rupert Stadler, diretor executivo da Audi, está agora entre os suspeitos de fraude e publicidade enganosa do grupo Volkswagen Michael Dalder - Reuters

Rupert Stadler, diretor executivo da Audi, foi detido esta segunda-feira no âmbito do processo que investiga a alegada adulteração de dados das emissões poluentes de veículos do grupo alemão Volkswagen. A acusação temia que o gestor pudesse apagar provas.

"Como parte de uma investigação sobre questões relacionadas com diesel e motores do Audi, foi executado um mandado de detenção contra o professor Rupert Stadler", adiantou a Procuradoria de Munique. Este órgão havia alargado, na semana passada, a investigação à marca Audi, incluindo Stadler entre os suspeitos de fraude e publicidade enganosa no grupo Volkswagen.O caso está relacionado com o escândalo de emissões poluentes no grupo Volkswagen, conhecido como diselgate.

“Confirmamos que o senhor Stadler foi detido esta manhã. O interrogatório para determinar se vai continuar detido está a decorrer”, afirmou, por sua vez, um porta-voz da Volkswagen, empresa-mãe da Audi.

O procurador de Munique revelou que Rupert Stadler foi detido devido ao risco de eliminação de provas.

A polícia alemã realizou buscas na casa de Stadler e de um ex-diretor de desenvolvimento de motores da Audi. A sede da empresa também tinha sido alvo de buscas em março de 2017 e fevereiro de 2018.

Rupert Stadler é responsabilizado por não ter mandado travar a venda de carros equipados com software que manipulava as medições de gases poluentes, levando a apresentar valores mais baixos do que os reais.

Stadler é suspeito de ter participado na fraude com emissões de carros a gasóleo do grupo Volkswagen, que vendeu veículos adulterados na Europa e nos Estados Unidos. Vinte pessoas estão a ser investigadas no âmbito deste caso. 

A Volkswagen tinha assumido a culpa no processo dieselgate nos Estados Unidos, com dois responsáveis do grupo a cumprirem pena de prisão.

Segundo a Reuters, a Audi terá vendido cerca de 220 mil carros a diesel equipados com software que manipulava a medição dos níveis de emissão de gases poluentes.

Tópicos
pub