Emmanuel Macron recebe príncipe herdeiro da Arábia Saudita

Emmanuel Macron recebe príncipe herdeiro da Arábia Saudita

Emmanuel Macron e Mohammed bin Salman, o príncipe herdeiro da Arábia Saudita estiveram reunidos em Paris para discutir uma rede alternativa ao estreito de Ormuz.

RTP /

Foto: Stephanie Lecocq - Reuters

A Arábia Saudita tem um oleoduto que leva petróleo via mar vermelho, e que permite exportar sem passar pelo estreito.

Sauditas e franceses aprofundaram assim as parcerias estratégicas para novas rotas comerciais de energia.

Foram assinados 15 negócios franceses sobretudo na área de defesa, inteligência artificial e transportes.

Os sauditas comprometem-se a investir no setor do turismo.

Vão construir um parque de diversões, à semelhança da Eurodisney.

Um investimento de seis mil milhões de euros que deverá criar 22 mil empregos.

O príncipe herdeiro procura diversificar alianças, e reduzir a dependência dos Estados Unidos, que passaram a ser vistos como um parceiro cada vez menos confiável.

Várias organizações não governamentais francesas criticaram esta visita de Bin Salman e a ausência de discussões sobre direitos humanos.
PUB