Empregado diz adeus ao Twitter com fecho da conta de Trump

por Inês Geraldo - RTP
Conta de Donald Trump foi desativada Reuters

Foi um episódio caricato que já deu origem a grandes histórias e teorias da conspiração. A conta de Donald Trump no Twitter esteve desativada durante 11 minutos antes de ser novamente reposta. A plataforma mais usada pelo Presidente norte-americano foi notícia por não estar disponível para os milhões dos seus seguidores. A empresa já veio a público explicar que se tratou da ação de um empregado no último dia de trabalho.

Durante 11 minutos uma das plataformas mais utilizadas por Donald Trump para partilhar as suas opiniões esteve desativada, causando grande comoção na comunidade cibernética. Enquanto se tentava navegar pela página, uma imagem azul informava os utilizadores da rede social de que a conta de Donald Trump não existia.

Pouco depois, a conta @realdonaldtrump voltou a estar ativa. O Twitter não perdeu tempo a vir a público explicar o que tinha acontecido. De acordo com uma nota da rede social, a desativação da conta do Presidente norte-americano deveu-se à ação de um empregado a cumprir o último dia de trabalho.

Os responsáveis anunciaram que foi aberta uma investigação interna para apurar todos os factos.
Principal plataforma de comunicação
Conhecido pelo uso desmesurado do Twitter, Donald Trump criou a conta por volta de 2009 e é nela que tem partilhado opiniões e criticado alguns dos inimigos que foi ganhando ao longo do tempo.

Ainda antes de ser eleito Presidente, Trump utilizou ininterruptamente a rede social para atacar os candidatos que contra si concorriam e, por agora, o Twitter continua a ser a ferramenta predileta para mostrar o trabalho da Casa Branca, para atacar pessoas de quem não gosta e provocar conflitos com a imprensa, que frequentemente descreve de fake news.

A rede social também é utilizada para declarações que podem ser consideradas declarações de guerra, tal como acontece com a Coreia do Norte, que partilha pela comunidade internacional a ideia de que dispõe de um vastíssimo arsenal nuclear.

Apesar de uma retórica violenta, o Twitter recusa-se a banir Donald Trump da rede social. De acordo com os seus responsáveis, tudo aquilo que Donald Trump escreve tem um grande valor noticioso.
Tópicos
pub