Última Hora
Incêndio em bar na Suíça. Autoridades confirmam um português ferido e outro desaparecido

Empregos no Turismo na UE dominados por mulheres e jovens

Cerca de seis em cada 10 empregos no setor turístico da União Europeia foram ocupados por mulheres, no ano passado, segundo dados hoje divulgados pelo gabinete oficial comunitário de estatísticas, o Eurostat.

Lusa /

Em 2014, as mulheres representaram 58% do total de empregados nas atividades turísticas de hotéis e agências/operadores de viagens, que também contam com uma mão-de-obra jovem, já que 13% tinham entre 15 a 24 anos.

Os números para Portugal indicaram que 7% dos empregados tinham, em 2014, um contrato a tempo parcial e 30% assinaram um contrato temporário de trabalho.

As mulheres representam 55% das funcionárias nestes setores de atividade turística e os jovens tinham um peso de 11%, em solo luso.

Na União Europeia, o setor do Turismo empregou cerca de 12 milhões de pessoas, traduzindo 09% do emprego total no mercado não financeiro comunitário em 2013, enquanto as denominadas atividades de base do turismo (hotéis e operadores) empregaram 3,3 milhões de pessoas.

No mercado de trabalho não financeiro, as atividades turísticas de base registaram, em 2014, mais contratos a tempo parcial (24% enquanto a média no mercado não financeiro foi de 17%) e empregos menos estáveis (21% de trabalhadores temporários contra 14%).

Entre os 28, o trabalho a tempo parcial tem um peso de mais de 50% nas atividades turísticas de base, como hotéis, agências de viagem/operadores turísticos na Holanda (56%), registando também elevada expressão na Dinamarca (39%) e Suécia (38%).

A maior percentagem de jovens empregados nos setores base foi encontrada na Dinamarca (24%), Malta (21%) e Holanda (21%), enquanto a mão-de-obra feminina tinha a maior expressão na Letónia (72%), Lituânia (68%) e Polónia (67%). As mulheres apenas estiveram em minoria no Luxemburgo (32%), Malta (41%) e Bélgica (49%).

 

 

Tópicos
PUB