Encontrada nova espécie de tubarão num mercado de Taiwan

por RTP
Um macho e uma fêmea da nova espécie, recolhidos no mercado de peixe DR

Especialistas em identificar espécies de peixes encontraram um tubarão desconhecido prestes a ser transformado numa refeição. Três exemplares do novo Squalus formosus estavam à venda num mercado de peixe em Taiwan.

William White, da Commonwealth Scientific and Industrial Research Organization em Hobart, na Austrália, co-autor do artigo científico que descreve a nova espécie, disse, em entrevista à revista National Geographic, que a descoberta não o surpreende: "É normal encontrarmos tubarões nos mercados desta região".

Segundo relata o cientista, a ida ao mercado foi propositada. White e o colega, Iglésias, iam recolher algum material com o objetivo de estudar eventuais diferenças nos tubarões capturados durante a última década. Entre os animais que recolheram estavam vários Squalus nunca antes descritos.

Este tubarão, segundo o artigo publicado no Journal of Fish Biology, tem um metro de comprimento e é um cação com o focinho curto, a barbatana dorsal alta e uma linha branca na cauda. Parecido com um tubarão australiano descrito recentemente, esta espécie difere ligeiramente na forma - mais redonda - e na cor. O seu traço mais específico é um espinho robusto junto à barbatana dorsal.

Em mercados de peixe "é pouco provável que as pessoas notem a diferença", disse White à National Geographic, "seja em relação ao aspeto, seja em relação ao sabor", garante o cientista apesar de não ter provado a nova espécie e não saber como é preparada na cozinha.

White explica ainda que os tubarões de águas profundas - como este - não conseguem reproduzir-se rapidamente, logo, as espécies não resistem muito tempo à pesca furtiva. "Por isso, pessoalmente, prefiro não comer estes animais."

A nova espécie é atualmente conhecida apenas nas águas em torno de Taiwan e do Japão, e "é improvável que seja encontrado muito mais longe", escreveram os cientistas no artigo. Quanto ao nome da espécie, formosus, é baseado na palavra do português "Formosa", usada no nome alternativo para Taiwan, Ilha Formosa.

Não é a primeira vez que um animal desconhecido é encontrado à venda. Antes desta descoberta, cientistas já tinham decoberto em mercados uma nova espécie de macaco, um lagarto desconhecido e uma ave supostamente extinta, segundo relata a National Geographic.
Tópicos
pub