Ensino via rádio em Cabo Verde avança com apoio do governo regional das Canárias
O ministério da Educação de Cabo Verde vai avançar com o ensino à distância via rádio através da transformação da emissora Rádio Educativa em Instituto Radiofónico, com o apoio do governo regional das Canárias, Espanha.
A Rádio Educativa, actualmente com uma programação dedicada às questões do ensino e da educação, vai ser transformada num Instituto Radiofónico para permitir leccionar à distância em várias áreas.
A ministra da Educação e Valorização dos Recursos Humanos, Filomena Martins, defende que esta decisão surge com a constatação de que o ensino à distância "é uma necessidade premente" tendo com conta a condição insular de Cabo Verde, constituído por dez ilhas, nove das quais habitadas.
O primeiro curso a avançar pelo novo Instituto Radiofónico, em Março, vai ser de castelhano e terá como alvo principal os estudantes que se queiram preparar na língua de Cervantes para posterior formação em escolas e universidades espanholas.
Ainda segundo o Ministério da Educação de Cabo Verde, a formação de adultos, será igualmente um objectivo da metamorfose da Rádio Educativa em Instituto Radiofónico.