Equador emite novas regras para uso de mala diplomática após escândalo relacionado com droga

Quito, 08 jan (Lusa) - O ministério dos Negócios Estrangeiros do Equador anunciou, esta segunda-feira, um novo regulamento para o uso da mala diplomática, depois do escândalo, que estalou no ano passado, em que foi descoberta droga num pacote oficial enviado para Itália.

Lusa /

O chefe da diplomacia equatoriano, Ricardo Patiño, disse, em conferência de imprensa, que o novo regulamento incorpora novos controlos nos procedimentos para o embarque da mala de forma a evitar que situações idênticas se repitam.

No início do ano passado, as autoridades italianas descobriram 13,5 quilogramas de cocaína em estado líquido, escondidos em vasilhas de promoção cultural, os quais foram localizados na mala diplomática procedente do Equador com destino ao seu consulado em Milão.

Quatro cidadãos equatorianos e um norte-americano foram detidos em Itália, segundo o ministro, dos quais três confessaram o seu envolvimento e foram condenados a penas de prisão.

Patiño não descartou a possibilidade de serem acusadas outras pessoas, incluindo funcionários do ministério, sublinhando que aguarda por um relatório para poder determinar se funcionários ou outras pessoas devem assumir responsabilidades legais.

Segundo o diplomata, o novo regulamento para o uso da mala diplomática estabelece que os Correios do Equador são os responsáveis pelo transporte da encomenda oficial para o exterior e não empresas privadas.

O ministro disse também que as regras incluem "definições claras" designadamente ao nível do despacho, transporte e manipulação da mala, em termos do procedimento do ministério como o que deve ser seguido pelas representações diplomáticas do Equador no estrangeiro.

O responsável aditou que um total de 11 normas de segurança foram incorporadas no regulamento que inclui procedimentos de vigilância e controlo através de circuitos fechados de vídeo, fotografias, suportes digitais e sistemas de alerta informáticos de entrada de pessoas no recinto exclusivamente criado para essa tarefa, entre outros.

Tópicos
PUB