Equipa do Discovery pronta para regressar à Terra
A equipa do vaivém espacial Discovery está pronta para regressar à Terra na segunda-feira e os sete astronautas desejaram hoje rever os seus familiares, tomar um "bom banho" e "uma boa refeição".
"Todos queremos rever os nossos familiares, tomar um bom banho e ir jantar", disse a astronauta Charles Camarda sobre o estado de espírito da equipa do Discovery.
O vaivém regressa segunda-feira à Terra após uma inédita reparação da nave em plena órbita, concluindo a primeira missão espacial depois da tragédia do Columbia, há dois anos, que causou a morte de sete astronautas.
Falando em directo para várias estações de televisão norte- americanas, a astronauta que dirige a missão disse que o "Discovery está absolutamente magnífico e que as verificações realizados hoje de manhã foram perfeitas, estando tudo pronto e confiante para reentrar na atmosfera".
O co-piloto do vaivém James Kelly referiu que o acidente de 2003 com o Columbia "está todos os dias presente" na tripulação, mas a equipa está confiante que o regresso à Terra vai "correr bem".
"Realizámos os objectivos da missão. Gostaríamos de passar mais tempo no espaço, a Terra é magnífica vista daqui, mas já é tempo de regressar", destacou outro astronauta Eillen Collins.
O Discovery passou 13 dias no espaço e a agência espacial norte-americana NASA prevê que o vaivém aterre no Centro Espacial Kennedy, perto do Cabo Canaveral, na Florida, às 04:46 locais (09:46 em Lisboa) de segunda-feira, desde que as condições meteorológicas sejam favoráveis.
Em caso de mau tempo, a NASA pode decidir deixar a nave em órbita mais dois dias ou optar por uma aterragem numa base da Califórnia, na costa ocidental dos EUA.