Erdogan quer que a Comunidade Internacional exerça mais pressão sobre Israel

Nações Unidas, 23 set (Lusa) -- O primeiro-ministro turco, Recep Tayyip Erdogan, pediu quinta-feira na sede da ONU mais pressão sobre Israel para que se consiga a paz no Médio Oriente, e manifestou o seu apoio incondicional ao Estado da Palestina.

© 2011 LUSA - Agência de Notícias de Portugal, S.A. /

"O apoio da Turquia ao pedido da Palestina é incondicional. Estamos preparados para trabalhar ativamente e encontrar uma solução para o conflito entre israelitas e palestinianos", afirmou Recep Erdogan, citado pela agência Efe, durante a Assembleia-geral da Organização das Nações Unidas.

O primeiro-ministro turco pediu ainda à comunidade internacional que aumentar a pressão sobre Israel e instou a ONU a fazer mais do que fez até agora para pôr fim à tragédia humana dos palestinos.

No seu discurso na sede da ONU, Erdogan relembrou também o incidente de maio de 2010 com a `Frota da Liberdade`, no qual morreram nove ativistas turcos durante uma tentativa para romper o bloqueio naval sobre Gaza, e exigiu que as autoridades israelitas expressem oficialmente as suas desculpas, paguem uma indemnização e levantem o bloqueio sobre a zona.

FYS.

 

PUB