Erro de tradução. Lançamento de satélite chinês gera confusão e dispara alerta em Taiwan

O lançamento de um satélite chinês, esta terça-feira, desencadeou um alerta de emergência a nível nacional em Taiwan, o que gerou alvoroço e confusão na população. Após Pequim ter anunciado o sucesso da operação, o Ministério da Defesa de Taiwan enviou uma mensagem por telemóvel aos habitantes da ilha a avisar para o risco de um "ataque aéreo". Mas as versões chinesa e inglesa do alerta diferem, devido a um erro de tradução que mencionava "míssil" em vez de "satélite".

Inês Moreira Santos - RTP /
Ritchie B. Tongo - EPA

Os alertas soaram nos altifalantes das ruas e foram enviados avisos, em inglês e em chinês, para todos os residentes de Taiwan a apelar para que “tivessem cuidado” e “estivessem atentos”.

A mensagem em chinês mencionava que a China tinha lançado um satélite e sobrevoado a região do sul de Taiwan. Mas, por erro na tradução, a mensagem em inglês dizia “[alerta de ataque aéreo] míssil a sobrevoar espaço aéreo de Taiwan”.

O alerta foi feito ao mesmo tempo que decorria uma conferência de imprensa com o ministro dos Negócios Estrangeiros de Taiwan, Joseph Wu, que esclareceu que se tratava do lançamento de um satélite e disse aos jornalistas que não havia razões para preocupação.

As autoridades chinesas não informaram o Ministério da Defesa de Taiwan sobre o lançamento. As autoridades da nação insular disse, por sua vez, que a trajetória do objeto – mostrada nos mapas a voar para sudeste através do extremo sul de Taiwan – era “anormal” e podia ser um perigo para o território.

“Os militares ativaram imediatamente o sistema de alerta nacional para informar as pessoas para estarem atentas”
, esclareceu o Governo, acrescentando que nenhum destroço do satélite caiu fora do território chinês.

O lançamento do satélite ocorreu quatro dias antes das eleições presidenciais e legislativas de Taiwan, cujos resultados são cruciais para a relação entre Pequim e Taipé.


Tópicos
PUB