Erupção obriga a nova evacuação aldeias junto ao Monte Merapi
Uma erupção de nuvens de gás quente e fragmentos de lava obrigou hoje a uma nova evacuação das aldeias junto ao vulcão indonésio do Monte Merapi e à elevação do nível de alerta para o grau mais alto.
A decisão de elevar o alerta ocorre um dia depois de ele ter sido reduzido e significa que milhares de aldeãos, muitos dos quais só regressaram a casa nos últimos dias, vão ter de ser novamente retirados para abrigos, segundo responsáveis governamentais.
"Quando descemos o nível de alerta dissemos que se a actividade [vulcânica] voltasse a aumentar e fosse considerada perigosa para as pessoas o íamos rever", disse um dos responsáveis da agência governamental de vulcanologia à rádio el Shinta.
A erupção de hoje passou pela expulsão de nuvens de gás, cinzas e fragmentos de lava que se elevaram a uma altura de cerca de seis quilómetros, segundo a agência.
O vulcão Merapi, situado no centro da ilha indonésia de Java, tem estado activo desde há várias semanas.
Depois de uma diminuição da actividade, recuperou intensidade depois do sismo de magnitude 6,3 que abalou a região a 27 de Maio, fazendo quase 6.000 mortos.