Eslováquia. Pró-russo vencedor de eleições quer abandonar ajuda militar à Ucrânia

por Carla Quirino - RTP
Radovan Stoklasa - Reuters

Depois da vitória eleitoral, Robert Fico, líder do partido Social-Democracia Eslovaca - Smer, vincou a posição pró-Rússia. Durante a campanha, defendeu que pretendia acabar com a ajuda militar à Ucrânia e agora como partido favorito dos eslovacos garante que a sua posição "não mudou".

Em causa está um potencial desafio à unidade da NATO e da UE na Ucrânia.

Robert Fico havia prometido, durante a campanha eleitoral, que acabaria com a ajuda militar à Ucrânia, caso ganhasse o escrutínio. Após a vitória, reitera as propostas eleitorais, dizendo que a sua posição “não mudou”.

Fico não só prometeu o fim imediato do apoio militar eslovaco à Ucrânia como também prometeu bloquear as ambições da Ucrânia na NATO.

O líder do Smer tem uma posição política pró-Moscovo e já afirmou que “fará tudo” ao seu alcance para iniciar as negociações de paz entre a Rússia e a Ucrânia.

“Mais mortes não vão ajudar ninguém”, expressou Fico.

“Estamos preparados para ajudar a Ucrânia de uma forma humanitária, estamos preparados para ajudar na reconstrução do Estado. Mas todos vós conhecem a nossa opinião sobre armar a Ucrânia”, sublinhou Fico aos jornalistas.
Hungria satisfeita

A vitória de Fico já recebeu a saudação da Hungria, pela voz do primeiro-ministro Viktor Orbán, que também se assume pró-Rússia.

"Adivinhem quem voltou!", escreveu Orbán na rede. Exaltou que "é sempre bom trabalhar junto com um patriota. Estou ansioso por isso”.


Quanto ao capítulo da guerra, desvalorizou-o, lembrando que “as pessoas na Eslováquia têm problemas maiores do que a Ucrânia”.

Fico, que foi duas vezes primeiro-ministro, tem agora a oportunidade de recuperar o cargo.
Porém, tem de se coligar, sendo apontada a solução de acertar agulhas com Hlas, partido visto como um derivado do Smer e com o Partido Nacional Eslovaco (SNS), nacionalista e pró-Rússia, que teria uma maioria pequena, mas funcional, de 79 assentos no Parlamento de 150 assentos.
Tópicos
PUB