Em direto
Guerra no Médio Oriente. A escalada do conflito entre Irão e Israel ao minuto

Espanha. Desmanteladas fábricas ilegais de tabaco que exploravam refugiados ucranianos

por Carla Quirino - RTP
Guardia Civil Espanhola - Europol

A Guarda Civil espanhola, em colaboração com a Europol, deteve no domingo 27 pessoas e apreendeu 3,5 milhões maços de tabaco ilegal. Nas fábricas desmanteladas, eram explorados refugiados ucranianos. A rede operava em Logroño, Valência e Sevilha.

A Operação Fataca desmantelou uma rede criminosa que explorava refugiados ucranianos para fabrico de tabaco.

A Guardia Civil e a Europol apreenderam 3,5 milhões de maços sem selo fiscal, prontos para distribuição, avaliados em mais de 17 milhões de euros. Foram ainda detidos 27 suspeitos de usarem mão de obra forçada.

Em simultâneo, as autoridades confiscaram dez mil quilos de folhas de tabaco, num valor superior a 20 milhões de euros e grandes quantidades de dinheiro. A produção ilegal envolvia três fábricas em em Logroño, Valência e Sevilha, informaram em comunicado as autoridades espanholas.
Refugiados ucranianos
Para a laboração das três fábricas, a rede explorava cidadãos de nacionalidade ucraniana, que estavam em território espanhol em situação irregular ou sob proteção internacional, alegadamente devido à guerra.

Os trabalhadores estavam instalados em módulos pré-fabricados superlotados, proibidos de sair para o exterior do recinto e obrigados a trabalhar turnos seguidos.
540 mil maços por dia
A operação começou no final de 2021, quando foi realizada a Operação Perus: uma fábrica clandestina de tabaco foi então desmantelada dentro de um galinheiro na cidade de Los Corrales, na região de Sevilha.

Durante as investigações policiais foi detetada outra organização criminosa que movimentava grandes quantidades de tabaco contrabandeado, com atividade que ultrapassava a fronteira espanhola. Neste negócio, o tabaco circulava em contentores sem declaração de mercadoria entre portos espanhóis, o que permitia aos criminosos não pagarem os impostos correspondentes.

Nestas redes associadas, a forma de tirarem ainda mais lucro era fabricarem eles próprios o tabaco. Por isso, as fábricas agora desmanteladas, que laboravam nas três regiões de Espanha, produziriam cerca de 540 mil maços por dia, estimam as autoridades.


Guardia Civil Espanhola - Europol

Os armazéns situavam-se nas localidades de Alfaro (La Rioja), Los Corrales (Sevilha) e Enquera (Valência) e possuíam tecnologia avançada avaliada em três milhões de euros, de acordo com as autoridades espanholas.

Na operação, foram também aprendidos 25 veículos, joias e sete imóveis. Para além dos crimes de tráfico, contrabando e exploração de pessoas, os detidos são suspeitos de "lavar grandes quantidades de dinheiro". Viviam "uma vida de luxo" na região turística de Marbella, na Costa del Sol.
Tópicos
pub