Espanha. PSOE avança com moção de censura ao Governo de Rajoy

por RTP
A moção acontece depois da condenação judicial de vários dirigentes do PP, partido no poder, num caso de corrupção Reuters

O partido socialista espanhol (PSOE) apresentou uma moção de censura ao governo de Mariano Rajoy. Um porta-voz do partido avançou esta manhã que a moção foi entregue na Câmara dos Deputados.

A moção de censura já foi registada no Congresso dos Deputados. Para que seja aprovada é preciso que pelo menos 176 deputados votem a favor.

A moção acontece depois da condenação judicial de vários dirigentes do PP, partido no poder, num caso de corrupção. O tribunal espanhol aplicou penas elevadas a uma série de políticos e empresários envolvidos num caso de corrupção que ajudou a financiar o Partido Popular entre 1999 e 2005.O caso Gürtel" tinha cerca de 40 envolvidos e 29 foram condenados.

Em causa está a sentença conhecida quinta-feira do mega julgamento da denominada "Trama Gürtel", em que o próprio partido Popular foi condenado a uma multa de 240 mil euros e vários dirigentes, entre eles um antigo tesoureiro do PP, Luis Barcenas, condenados a penas superiores a 30 anos de prisão.

Na sentença, a Audiência Nacional coloca em dúvida as palavras de Mariano Rajoy, que testemunhou no caso, e que disse não saber de nada ou não se lembrar.

Rajoy chegou a testemunhar durante a sentença. Foi a primeira vez, em Espanha, que um presidente do Governo testemunhou num processo de corrupção.

O juiz Baltazar Garzón já afirmou que Mariano Rajoy se deveria demitir por uma questão de dignidade democrática.

Se o PSOE, que já conta com o apoio do Podemos, tiver também os votos dos partidos nacionalistas e independentistas, pode destituir automaticamente Mariano Rajoy, apresentando Pedro Sánchez como candidato alternativo.


Esta é a quarta moção de censura na história da democracia espanhola.

Rajoy passou por uma o ano passado, apresentada pelo Podemos, que acabou por fracassar.

Também Adolfo Suarez em 1980 e Felipe Gonzaléz em 1987 tinham passado por moções de censura no Congresso dos Deputados, mas todas falharam.

Depois do Orçamento do Estado para 2018 ter sido foi aprovado há menos de 48 horas, surge esta nova crise política em Espanha.
Tópicos
pub