Espanha tem mais de 1.000 órgãos de comunicação `online`

Em Espanha existem 1274 órgãos de comunicação 'online', dos quais 60 por cento são de informação generalista, de acordo com o primeiro estudo alargado de cibermedia no país, realizado por investigadores de várias universidades espanholas.

Agência LUSA /

O estudo, intitulado "Cibermeios - O impacto da Internet nos meios de comunicação em Espanha", foi produzido por equipas de Universidades de Navarra, Málaga, Santiago de Compostela e País Basco que analisaram o que ocorreu aos media online nos últimos 10 anos.

Uma nota dos promotores do estudo revela que a maior fatia dos meios, quase 280, estão sedeados em Madrid, com uma forte presença igualmente das regiões de Catalunha e da Andaluzia.

No que se refere a informação especializada, o estudo refere que predominam os sites dedicados à cultura, cerca de 23,4 por cento, seguindo-se os referentes a entretenimento e turismo (9,9 por cento), economia (9,6 por cento) e comunicação e imprensa (8,8 por cento).

Quatro em cada cinco dos espaços informativos 'online' têm espaços fora da Internet, seja na televisão, rádio ou imprensa escrito, sendo que apenas 21 por cento nasceram na própria rede.


PUB