Estação de Metro de Londres evacuada após incidente

por RTP
Polícia responde a um incidente na estação de metro em Oxford Street, Londres Peter Nicholls - Reuters

Vídeos publicados na rede social Twitter mostraram dezenas de pessoas a fugir em pânico da estação subterrânea de Metro de Oxford Circus em Londres.

A polícia londrina foi chamada pelas 16h40 esta tarde, para responder
ao alerta, tratado como um possível incidente terrorista.

Enviaram para o local homens "armados e desarmados", assim como três carros de bombeiros e 15 soldados da paz.

Uma hora depois a Polícia Metropolitana anunciava na rede social Twitter que não tinham identificado nem pessoas nem provas de disparos.

"Não localizamos quaisquer traços de suspeitos, provas do disparo de tiros ou vítimas. Agentes permanecem no local. Se está num edifício permaneça lá dentro, se estiver na rua em #OxfordStreet, abondone a área. Os agentes continuam a efetuar buscas na zona", referiu no tweet publicado.

Pouco depois, anunciou que o nível de resposta tinha sido reduzido e autorizou as pessoas a abandonarem os edifícios, obedecendo às ordens dos agentes na rua.

As estações de Oxford Circus e de Bond Street, encerradas durante o incidente, já foram reabertas. Pelas 18h10, a MET informou que estavam a ser levantados também os cordões de isolamento e a ser restabelecida a normalidade, dando a ocorrência "por terminada".

Agradecia também a resposta do público e pedia a quem visse algo suspeito para informar as autoridades através do númeo 999.
Cenas de Pânico
De acordo com alguns testemunhos terão sido ouvidos disparos na estação de Metro de Oxford Circus.

“Agentes estão a responder a relatos de um incidente na estação de Oxford Circus. Estão no local e daremos mais informações quando existirem” escreveu a Polícia dos Transportes de Londres, BTP, no Twitter, quando foi dado o alarme.

A MET acrescenta que recebeu numerosas chamadas do númeo 999 a dar conta de tiros na área e respondeu como se estivesse a decorrer um incidente terrorista.

A Autoridade Britânica para os transportes londrinos referia apenas um "incidente com passageiros", afirmando que os comboios não estavam a parar na estação de Metro afetada.

Múltiplas testemunhas publicaram nas redes sociais imagens de pessoas a correr em pânico na área.

"O que se está a passar em Oxford Street?" perguntava o autor de um dos vídeos.

"Cenas loucas aqui em Londres" descrevia outra testemunha.

A polícia encerrou ainda a estação de Bond Street, para evitar a aglomeração de multidões.

Houve informação de uma mulher ligeiramente ferida na rua mas as autoridades não detiveram ninguém.
pub