Estado de alerta na fronteira entre a Índia e o Nepal
A Índia colocou tropas em "alerta total" ao longo da fronteira com o Nepal por recear o estabelecimento de bases de rebeldes maoístas nepaleses nos Estados do nordeste do país, informou hoje o ministério do Interior indiano.
"Colocámos soldados em alerta total ao longo da fronteira com o Nepal e também decidimos reforçar a guarda fronteiriça e aumentar o número de postos de controlo para impedir a infiltração de rebeldes a partir deste país", disse o ministro do Estado Sriprakash Jaiswal na principal cidade de Assam, Guwahati.
"Temos conhecimento de dados muito preocupantes, indicando que rebeldes maoístas tentam estabelecer laços com grupos militantes de Assam e penetrar na região para gerar o terror através da constituição de bases", acrescentou, sem precisar o número de soldados mobilizados para este objectivo.
O ministro citou dados dos serviços de informações de acordo com os quais líderes maoístas nepaleses mantêm contactos com a Frente Unida de Libertação de Assam, um grupo rebelde que luta pela independência deste estado.
Assam, onde os separatistas lutam contra as forças federais há mais de um quarto de século, não tem fronteira com o Nepal.