Estado de Emergência. Nova Iorque e Nova Jersey no epicentro dos restos do Ida

As confirmações de mortes aumentam de minutos a minutos. O temporal com chuvas fortes atingiu a região dos estados americanos de Nova Iorque e Nova Jersey. As inundações repentinas causaram o caos. A força das águas arrastaram carros, muitos com pessoas dentro. Foram feitas dezenas de resgates de dentro de água, desde o oeste da Filadélfia até o norte de Nova Jersey. O metro nova iorquino está suspenso e vários aeroportos têm limitações na atividade.

Carla Quirino - RTP /
JUSTIN LANE - EPA

A ocorrência de inundações repentinas marcou a noite em Nova Iorque e as equipas de emergência não tiveram mãos a medir. As chuvas fortes atingiram Manhattan, Queens, Bronx e áreas ao norte como White Plains.

O canal televisivo nbcnewyork avança com o registo de pelo menos 9 mortos nos três estados americanos devido às inundações repentinas e chuvas torrenciais trazidas pelo que resta do Ida, nas últimas horas.


O Corpo de Bombeiros de Nova York relatou que uma pessoa retirada de um prédio em Queens, foi declarada morta. Um segundo paciente foi levado para um hospital. Acrescentam que esta morte sucede a um pedido de socorro devido a inundação pelas 23h00 locais.

Da Virginia chega notícia de uma morte devido a uma cheia na área de Guesses Fork, em Hurley.

Em Maryland, as autoridades do condado de Montgomery, confirmam um morto e uma pessoa desaparecida.

O prefeito de Passaic, do estado de Nova Jersey, disse que pelo menos uma pessoa morreu na cidade durante a tempestade desta madrugada de quarta-feira. Os bombeiros recuperaram um corpo de um veículo que ficou submerso quando foi apanhado pelas cheias perto do rio Passaic.

De acordo com a CNN, as pessoas estavam a ser retiradas de carros presos debaixo de água em Passaic.

"Estamos num ponto em que há certas áreas da cidade onde não podemos nem mesmo enviar equipes de emergência por causa do perigo potencial", declarou o prefeito Hector Lora.

Em Nova Jersey, o governador Phil Murphy também declarou estado de emergência, e pediu aos residentes para "não ficarem nas estradas, ficarem em casa e em segurança".

Foi a primeira vez que é emitido uma "emergência de inundação repentina" para a cidade, disse o Serviço Meteorológico Nacional da cidade de Nova Iorque. "Esse termo, é para uma situação extremamente rara com uma grave ameaça à vida humana e danos catastróficos, é diferente de um aviso de inundação", acrescentou.

A rede do metro nova iorquino está muito restringida devido às linhas terem ficado cheias de água.

Newark também regista inúmeras emergências de inundação repentina.

Houve uma interrupção dos voos nos aeroportos LaGuardia e JFK da cidade de Nova York. O Aeroporto Internacional Newark Liberty de Nova Jersey suspendeu todas as atividades de voo, mas as limitações tem sido levantadas consoante a meteorologia permitir.

O corte de energia atinge mais de 109 mil pessoas na Pensilvânia, 87 mil em Nova Jersey, 37 mil em Nova York, segundo a PowerOutage.us .
O Serviço Meteorológico Nacional confirmou que pelo menos um tornado perto de Filadelfia reduziu casas a escombros.

As viagens privadas estão proibidas até ao amanhecer e só podem circular os veículos de emergência nos cinco distritos afetados pelo temporal.
Tópicos
PUB