Estados Unidos dispostos a estender a mão ao Irão se este descerrar o punho - Obama
Washington, 27 Jan (Lusa) - O presidente norte-americano Barack Obama reafirmou segunda-feira a sua intenção de permitir a abertura de discussões com o Irão e de estender a mão ao regime islâmico se este último "descerrar o punho".
"Penso que é importante que estejamos prontos para falar no Irão, para dizer muito claramente onde estão as nossas divergências, mas também onde se encontram as possibilidades de progresso", disse Obama numa entrevista concedida à cadeia al-Arabiya.
"Durante os próximos meses, vamos elaborar o quadro geral e a abordagem. E, como disse no meu discurso de investidura, se os países como o estiverem prontos para descerrar o punho, encontrarão uma mão esticada da nossa parte", disse segundo o texto que a Casa Branca difundiu dessa entrevista.
"Disse durante a minha campanha que era muito importante zelar por utilizar todos os instrumentos da potência norte-americana, incluindo a diplomacia, nas nossas relações com o Irão", referiu.
Os Estados Unidos e o Irão não têm relações diplomáticas desde 1980.
O antecessor de Obama, George W. Bush, condicionou a abertura de discussões com o Irão à suspensão pelo regime islâmico das suas actividades nucleares mais sensíveis.
LMP