Estados Unidos não atiraram corpo de Bin Laden ao mar

Apesar de o Governo americano ter informado que, após a captura e morte de Osama bin Laden, atirou o seu corpo ao mar, diversos e-mails agora revelados pela Wikileaks fazem suspeitar que o líder da Al Qaeda terá sido transportado para ser autopsiado nos Estados Unidos, onde foi posteriormente cremado.

RTP /
EPA

A revelação foi feita pela própria Wikileaks no site onde, desde o final de Fevereiro, está a publicar mais de cinco milhões de e-mails da empresa de segurança Startfor, considerada uma das mais bem informadas do mundo e cujos clientes incluem serviços secretos, ministérios de vários países, embaixadas e grandes empresas multinacionais.

Os e-mails, que terão sido obtidos pelo grupo Anonymous, mostram a troca de informações entre o presidente e outros responsáveis da empresa a propósito do destino do corpo de Bin Laden. Num e-mail enviado por volta das 5h51 de dia 2 de Maio, Fred Burton (executivo da empresa) comunica ao presidente da Stratfor: "Corpo rumo a Dover, num avião da CIA. Depois para o Instituto de Patologia das Forças Armadas, em Maryland".

Este e-mail e outro posterior contrariam a versão dos Estados Unidos, segundo a qual o corpo de Bin Laden teria sido atirado ao mar, de acordo com a tradição islâmica. Fred Burton discute em mail anterior o eventual erro que seria atirar o cadáver do líder da Al Qaeda ao mar, uma vez que "o seu corpo é como a cena de um crime e eu não estou a ver o Departamento de Justiça ou a CIA a autorizarem isso".



PUB