Estados Unidos. O mais velho adolescente sai da prisão aos 83 anos

Joe Ligon foi preso com 15 anos de idade, em 1953, nas ruas de Filadélfia. Depois de 68 anos encarcerado, saiu em liberdade a 11 de fevereiro de 2021, aos 83 anos.

Carla Quirino - RTP /
Wikimedia Commons

Em 1953, Joe Ligon e mais quatro rapazes participaram num assalto que terminou em esfaqueamento. Do crime resultaram dois mortos e seis feridos.

Joe Ligon enfrentava duas acusações de homicídio de primeiro grau. Admitiu ter esfaqueado pelo menos uma das oito pessoas e foi condenado a prisão perpétua.

Em declarações à CNN, Bradley Bridge, advogado de Joe há 15 anos, explica que o constituinte alega nunca ter morto nenhuma das pessoas identificadas naquele dia.

Bridge sublinha: “A criança que cometeu esses crimes em 1953 já não existe. A pessoa que saiu da prisão em 2021 tem 83 anos, cresceu, mudou e não é mais uma ameaça”.


Foto : Departamento Prisional da Pensilvânia/ DR

"Sou um adulto agora", disse Ligon. "Não sou mais uma criança. Não sou apenas um homem adulto, sou um homem velho e envelheço a cada dia".
Liberdade condicional
Nos anos de 1970, o governador da Pensilvânia deu a opção de clemência a Ligon e aos restantes companheiros de cela, o que significava saírem em liberdade condicional. Apenas dois dos homens aceitaram. Joe rejeitou.

Uma nova possibilidade de sair em liberdade condicional surgiria apenas em 2017, um ano depois de o Supremo Tribunal dos EUA ter decidido que as sentenças de prisão perpétua aplicadas a adolescentes eram ilegais.

Contudo, a condição de Ligon ficar sob supervisão do conselho estadual de liberdade condicional para o resto da vida deu-lhe argumentos para rejeitar a saída da prisão.

A liberdade que desejava, depois de décadas atrás das grades, seria plena, explicou Bridge.

O advogado conseguiu levar o caso a uma instância federal, que lhe deu razão sobre a inconstitucionalidade da sentença de prisão perpétua aplicada a um crime cometido na adolescência.

Em novembro de 2020, o novo caminho de Ligon estava traçado. A reentrada na sociedade começou em fevereiro de 2021.

Bradley Bridge afirma que Joe já cumpriu muitos anos de penitência pelos crimes cometidos. E que “é apropriado que passe os últimos anos de vida em liberdade”.
Novos passos
Joe Ligon está a ser acompanhado na integração na sociedade civil por John Pace, ex-presidiário e atual coordenador do projeto de reinserção social de jovens de Filadélfia.

Pace tem também um histórico de assalto e agressão. Aos 17 anos foi preso. Saiu em liberdade ao fim de três décadas. Diz que sentiu um mal-estar depois de ser posto em liberdade.

Este acompanhamento permitiu encontrar um alojamento para Joe junto de uma família de Filadélfia.

"Estou realmente ansioso por agradar às pessoas e retribuir a ajuda”, disse Ligon. Acrescenta que gostaria de ver a sua história partilhada para que as gerações mais jovens aprendam.
Tópicos
PUB