Estamos unidos pela paz e solidariedade em tempos de oligarquias -- Marcelo

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, descreveu hoje Portugal e Brasil como dois países unidos pela defesa da paz, livres e solidários em tempos de oligarquias e de começo de um novo ciclo histórico.

Lusa /

O chefe de Estado discursava numa cerimónia na Faculdade de Direito da Universidade Federal de Pernambuco (UEFP), no Recife, em que lhe foi atribuído um doutoramento `honoris causa`.

"Neste novo ciclo histórico a amanhecer, e em que, por entre o lusco-fusco, desaparece outro, o que o nos une e unirá, Brasil e Portugal, é incomensurável: o sermos ambos universais, o sermos ambos plataforma, ponte entre culturas, civilizações, povos, oceanos e continentes, o querermos fazer paz no meio das guerras mais violentas e mais injustas, mas a verdadeira paz, a paz da justiça e da dignidade", afirmou.

Segundo Marcelo Rebelo de Sousa, os dois países destacam-se por serem "visceralmente livres e solidários, mesmo em tempos de oligarquias, de securitarismos, de desigualdades", e também estão unidos pela "preocupação climática e o zelo pela natureza".

Marcelo Rebelo de Sousa realçou que Portugal e Brasil partilham "uma das línguas mais faladas no mundo" e considerou que têm também em comum aliarem "a emoção à razão, a aventura às raízes, a clarividência e inovação literária, artística, musical à cientifica e tecnológica" e "o viver habitualmente com os rasgos dos heroísmos extremos e inesperados".

"Somos assim e seremos assim, cada qual na sua dimensão territorial, ambos numa gigantesca dimensão espiritual", acrescentou.

Tópicos
PUB