Estudante norte-americano acusado de preparar "massacre" na sua escola

Los Angeles, Estados Unidos, 29 mai (Lusa) - Um estudante norte-americano, de 17 anos, foi acusado, na terça-feira, no estado do Oregon, no noroeste dos Estados Unidos, de preparar um ataque com explosivos na sua escola, inspirado no massacre de Columbine de 1999.

Lusa /

Grant Acord foi detido, na quinta-feira da semana passada, depois de a polícia ter descoberto os explosivos que o aluno planeava utilizar "para cometer um massacre" contra o seu liceu West Albany em Albany, a cerca de 115 quilómetros a sul de Portland, no noroeste de Oregon, segundo documentos judiciários tornados públicos esta terça-feira.

O aluno foi acusado de tentativa de homicídio agravado e foi objeto de seis acusações de posse e fabrico de material explosivo.

Apesar de menor, Grant Acord foi presente a tribunal como adulto, e o juiz fixou uma caução de dois milhões de dólares para a sua libertação.

Depois de ter sido alertada por alguém da escola, a polícia descobriu, na quinta-feira, bombas caseiras e `cocktails molotov` escondidos no quarto do aluno, segundo documentos do inquérito. Os investigadores descobriram igualmente cartas, mapas e os planos de um ataque, segundo o procurador da jurisdição de Benton, John Haroldson.

"Neste caso, temos provas (...) desenhos, memorandos e um plano de utilização de dispositivos explosivos e de armas de fogo destinadas a perpetrar um projeto expressamente inspirado pelo massacre de Columbine", afirmou à CNN.

A 20 de abril de 1999, dois alunos fortemente armados - Eric Harris e Dylan Klebold - atacaram o liceu de Columbine, no Colorado (oeste), matando 13 pessoas e ferindo outras 23 antes de se suicidarem.

Tópicos
PUB