EUA assinalam 15.º aniversário dos atentados nas embaixadas no Quénia e Tanzânia
Washington, 08 ago (Lusa) -- O Presidente dos EUA, Barack Obama, telefonou ao Presidente do Quénia, Uhuru Kenyatta, para oferecer ajuda pelo incêndio registado na quarta-feira no aeroporto internacional de Nairobi e assinalar o 15.º aniversário do atentado da Al-Qaida contra a embaixada norte-americana.
Obama expressou as suas condolências aos mortos e feridos pelo ataque e sublinhou o seu "contínuo compromisso" na luta antiterrorista em todo o mundo, informou a Casa Branca em comunicado.
O secretário de Estado, John Kerry, também invocou os sobreviventes e todas as vítimas inocentes daqueles "ataques cobardes".
"Honramos a memória das mais de 200 pessoas que perderam a vida, e lembramos os quase 5.000 que ficaram feridos", disse John Kerry, em comunicado, recordando as vítimas dos atentados nas embaixadas norte-americanas no Quénia e Tanzânia em 1998.
John Kerry afirmou que "a contínua presença na região e a amizade com os povos da Tanzânia e Quénia recordam os Estados Unidos que, apesar da devastação e perda de vidas, os terroristas fracassaram".
Na quarta-feira um incêndio de grande dimensão levou ao encerramento temporário do Aeroporto Internacional Jomo Kenyatta de Nairobi (JKIA), que tem o maior tráfego aéreo na África Oriental.
O incêndio coincidiu com o 15.º aniversário do atentado perpetrado pela Al-Qaida contra a embaixada dos Estados Unidos em Nairobi, que causou a morte de 213 pessoas e mais de 4.000 feridos.
As autoridades não atribuíram nenhum motivo suspeito ao fogo deflagrado na quarta-feira no aeroporto internacional de Nairobi.
Não obstante, uma equipa dos serviços secretos do Quénia está a investigar o sinistro.