EUA ataca nova embarcação no Pacífico Leste por suspeitas de tráfico de droga
O exército norte-americano anunciou ter atacado mais uma embarcação no Pacífico, alegando que transportava traficantes de droga. Morreram três pessoas.
O ataque aconteceu na sexta-feira, de acordo com Comando Sul dos Estados Unidos que divulgou as imagens nas redes sociais.
Os EUA justificam este novo ataque no Pacífico alegando que a embarcação estava "envolvida em operações de tráfico de droga".
Segundo as mesmas autoridades, o barco "estava a navegar por rotas conhecidas de tráfico de droga no Pacífico Oriental e estava envolvido em operações de tráfico de droga".
Como tem sido frequente desde o início da campanha militar norte-americana contra o narcotráfico em setembro de 2025, o exército publicou um vídeo que mostra um barco a flutuar na água antes de se incendiar.
De acordo com dados oficiais, pelo menos 148 pessoas foram mortas em 43 ataques desde o início destas operações em setembro de 2025.
A administração norte-americana nunca apresentou provas sólidas que permitam afirmar que as embarcações visadas estavam efetivamente envolvidas em casos de tráfico de droga.
A legalidade das ações, que visam os cartéis que procuram fazer entrar droga em território dos Estados Unidos da América, suscita um aceso debate no mundo e na classe política norte-americana.
Parte da frota militar destacada desde setembro ainda se encontra na região, mas o porta-aviões USS Ford, que estava ali presente, foi entretanto enviado para o Médio Oriente.
C/Lusa