EUA declara que cinco narcoterroristas foram mortos em ataques de Washington no Pacífico
Um total de "cinco narcoterroristas" foram mortos em dois ataques norte-americanos contra barcos em águas internacionais do Oceano Pacífico, anunciou na quinta-feira o comando militar sul dos Estados Unidos.
"Os navios transitavam por rotas conhecidas do narcotráfico no Pacífico Oriental e estavam envolvidos em operações de tráfico de drogas. No total, cinco narcoterroristas do sexo masculino foram mortos durante essas operações, três no primeiro navio e dois no segundo", escreveu o comando militar na rede social X.
Estas operações contra navios acusados de servir o narcotráfico nas Caraíbas ou no leste do Pacífico causaram pelo menos 104 mortos desde setembro, de acordo com uma contagem da agência de notícias France-Presse (AFP) com base em informações das autoridades.
A Administração do Presidente norte-americano, Donald Trump, não forneceu provas de que essas embarcações estivessem realmente envolvidas em qualquer tipo de tráfico, o que tem gerado debate no mundo e na política norte-americana sobre a legitimidade jurídica das operações.
O Governo de Donald Trump acusa, em particular, o Presidente venezuelano, Nicolás Maduro, inimigo pessoal, de estar à frente de uma rede de tráfico de drogas, o que o responsável de Caracas nega.