EUA devem preparar-se para consumo extraordinário de munições

por Lusa
O general Mark Milley adverte para uma eventual falta de munições no futuro Reuters

O chefe do Estado-Maior militar dos EUA, general Mark Milley, avisou que uma guerra entre o país e uma outra potência relevante causaria um consumo de munições “extraordinário” e que o país deveria preparar-se para tal.

A Ucrânia e a Federação Russa utilizaram uma grande quantidade de munições de artilharia desde o início da invasão da Ucrânia pela tropa russa, em 24 de fevereiro de 2024, o que suscitou interrogações quanto ao stock que os EUA têm, mais a mais sendo um grande fornecedor de munições a Kiev.

“O incrível nível de consumo de munições” é uma “grande lição” do conflito na Ucrânia, que continua a ser uma “guerra regional limitada”, declarou Milley.

Se houvesse uma guerra na península coreana ou uma guerra de potências entre os EUA e a Rússia, o consumo de munições seria extraordinário”, acrescentou.

Ainda temos trabalho a fazer para garantir que os nossos stocks estão preparados”, para todas as situações, disse Milley.

Na terça-feira, um dirigente do Pentágono, Gabe Camarillo, afirmou que os EUA estavam a investir no aumento da produção de munições de artilharia.

Camarillo detalhou que se queria produzir mais munições de calibre 155 mm, lançadores e mísseis Javelin, bem como munições para os sistemas de lançamento de foguetes de precisão Himars.

pub